4ª Edição do "Cidadania Plena"

Programa Municipal de Erradicação do Analfabetismo

4ª Edição do "Cidadania Plena" - Programa Municipal de Erradicação do Analfabetismo
Com o objetivo de erradicar o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura está oportunizando a escolarização dos estudantes com idade acima de 15 anos e que não tiveram acesso à alfabetização em idade própria.
No mês de maio deu-se início às 40horas da formação inicial dos agentes alfabetizadores juntamente com a coordenação pedagógica do Programa abrangendo os seguintes temas: Andragogia da Alfabetização, Planejamento e Avaliação Diagnóstica, Psicogênese da Língua Escrita, Oficinas Pedagógicas - Jogos de Alfabetização e Jogos Matemáticos, Plano de Trabalho e Sequência Didática. Esta formação tem o objetivo de dar suporte pedagógico aos profissionais e organizar o trabalho da sala de aula.
Além da formação inicial, os agentes alfabetizadores participarão quinzenalmente da formação continuada e recebem material didático pedagógico. Contamos com 06 turmas formadas, que até o momento somam 70 alunos matriculados.
As aulas acontecerão nos seguintes locais: Centros Comunitários dos Bairros: Santa Rita e Moura, Igreja do Evangelho Quadrangular, EMEFATI São Miguel Arcanjo, EMEF Nicolau Leite e Comunidade XV de Novembro.
O diferencial do programa está no compromisso assumido pelo Governo Municipal desde 2011, em desenvolver ações que oportunizem aos participantes o resgate de sua própria história como autores desta e a formação cidadã, segundo o Prefeito Fabiam "oportunizar a alfabetização a estes alunos é garantir à cidadania" e para a Secretária Fátima Ehlert "este Programa deixa claro o compromisso deste governo com a educação em todas as suas etapas e com oportunidade para todos".